Fotos: Charles Guerra (Diário)
No sábado, 70 mulheres entre 50 e 93 anos ganharam uma festa de 15 anos
Coração Alegre. Este é o nome de um grupo da Terceira Idade que carrega não só no nome, mas em cada atividade que faz, a alegria no coração. No próximo dia 14, a equipe completa 20 anos de atuação no Distrito de Boca do Monte. No último sábado, uma grande comemoração marcou a data no Clube Recreativo Sociedade Concórdia.
Com direito a decoração, vestido longo, maquiagem, penteado, bolo, brinde e valsa. O roteiro foi seguido à risca e 70 mulheres ganharam, na "melhor idade", a festa de debutantes com a qual sonhavam desde quando tinham 15 anos. Assim como é feito nos bailes de debutantes, o grupo fez um desfile individual para que cada integrantes fosse apresentada para a sociedade.
- É uma alegria muito grande participar de uma festa assim, na minha época acho que não existia, não tinha - disse emocionada Geni Vitória Amaral Quinto, 92 anos esbanjando saúde e alegria. Além da disposição, Dona Geni carrega a faixa de boneca do grupo, ela é a integrante mais velha da turma e comenta que não tem doença grave, apenas reumatismo. Gosta de fazer crochê e mexer na horta.
O sonho de participar de um baile de debutantes fez com que muitas mulheres voltassem a adolescência. Se no documento a idade já passa dos 60, no espírito e animação, elas transpiravam juventude. Elas capricharam no visual, na maquiagem e em cada detalhe da roupa.
Prefeitura começa estudos para construção de novo aeroporto em Santa Maria
Norma Morretti, 68 anos, lembra que quando tinha 15 anos, trabalhava na lavoura e não teve a oportunidade de ter uma festa para comemorar.
- Tudo isso é um sonho, é a coisa mais linda estar aqui! Escolhi uma roupa especial, fiz o cabelo e a maquiagem. Enquanto me arrumava, as pessoas perguntavam porque eu estava sorrindo, e eu dizia que estava feliz, principalmente por estar ao lado da minha família. Tudo isso, graças ao grupo, inclusive foi com eles que conheci a praia e fiz muitas viagens - contou Norma com um sorriso largo no rosto.
Depois das homenagens, benção e jantar, chegou o momento tão esperado: dançar a valsa. O aposentado Élio Moretti, 70 anos, garantiu que estava preparado para dançar com a esposa Norma e relembrar a juventude.
- Eu fico muito emocionada, não pensei que fosse durar tanto. É muito bom debutar com as amigas, dá um ânimo e coragem para seguir participando - disse Matilde Sarturi Tauchen, 91 anos moradora do Distrito de Boca do Monte.
Novo shopping tem planos de construir um hotel ao lado
O GRUPO
O grupo Coração Alegre é formado por 94 integrantes, mas na noite de sábado, por problemas de saúde, 10 não puderam comparecer na comemoração. Fundado por Olmira Moro, 86 anos, que foi presidente até o ano passado, ano em que faleceu.
Além dos integrantes da diretoria, a professora de Educação Física Cleusa Moro Bassaco, 59, filha de Olmira deu continuidade ao grupo.É ela quem coordena as atividades da turma. Duas vezes por semana eles se reúnem no clube ou no salão paroquial da igreja para fazer exercícios físicos. Mas não é só de ginástica que eles vivem.
Viajar é a palavra de ordem para a turma que não nega disposição. Entre os destinos está a cidade de Piratuba (SC), onde muitos tiveram o primeiro contato, para Iraí nas águas termais, Serra Gaúcha, Quarta Colônia, entre outros.
- Continuei o trabalho da minha mãe que sempre teve vontade e criar o grupo. A gente faz vários eventos, festas, chás, ajudamos outras entidades, a turma é muito unida e se ajuda. Este é o segundo ano do debut, quando o grupo completou 15 anos, fizemos a primeira festa. É tão bonito ver elas se preparando, a gente fica emocionada e feliz de ver a alegria de quem não pode ter uma comemoração assim - revelou Cleusa contente.